quarta-feira, 17 de junho de 2009

Você conhece Amelia Bloomer?

(Eu não conhecia. Comecei a estudar História da moda agora. Se for entusiasmo demais, releve!)

Amelia Bloomer era uma militante feminista que morava nos Estados Unidos na década de 1850. Ela era jornalista e editava uma revista feminina de um movimento puritano que tinha como objetivo elevar a moral da sociedade americana (devia ser uma chata histérica, né?).

Uma das reivindicações de Bloomer e suas amigas miitantes era um vestuário mais confortável e prático para as mulheres da época, que já trabalham em fábricas ou no campo. Elas queriam usar calças, o que era um absurdo na época já que esta simples peça de roupa diferenciava homens de mulheres.

Ela criou problema quando resolver mostrar para todo mundo um traje que ela e suas amigas usavam: "uma saia curta por sobre uma calça turca volumosa".
Depois de sofrer tanta pressão, Bloomer e as outras militantes resolveram parar de criar confusão e deixaram o traje de lado (assim como outros modelos de calças e saias-calças inventadas por elas.




Mas é claro que nem tudo foi em vão. O traje Bloomer inspirou mulheres e é apontado com uma das inspirações para nossos terninhos! Com certeza, muitas advogadas e executivas agradecem Bloomer de coração.

Procurei no Google e achei pouca coisa. Prometo que scaneio as fotos do livro depois pq dá para visualizar melhor a transformação Bloomer-terninho.

Essas informações foram retiradas do livro "A moda e seu papel social - Classe, gênero e identidade das roupas", de Diana Crane. Estou aprendendo bastante com ele e prometo um post mais detalhado para amanhã (já tá tarde e tenho q acordar 5:45 x_x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário