quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pro Santo

Uma das influências mais fortes existente na cultura brasileira é a africana. Uma das contribuições trazidas por milhares de navios negreiros é a questão religiosa. O candomblé é uma das religiões mais praticadas no país e vamos falar sobre um aspecto que muito nos interessa : as roupas.

A vestimenta no ritual do candomblé é tão importante quanto qualquer outro elemento . Como, segundo a crença, as divindades incorporam nos filhos de santo a vestimenta faz parte desse processo de possessão e identifica cada santo que tem personalidade própria.

É possível observar que esses trajes remetem às características dos orixás, que são caçadores, curandeiros, mulheres e são de elementos como terra, fogo, água e etc. O material das roupas mesclam materiais rústicos como palha e adereços mais trabalhados como contas. Materiais ambíguos que eram presentes na realidade do negro escravo, que trouxe essa prática para nosso país.


Se historicamente não houvesse o preconceito arraigado de que as influências africanas devem ser esquecidas e que "religião de preto é coisa do capeta" poderíamos perceber como os trajes dos orixás já nos influenciaram e podem vir a nos dar belas inspirações.

Uma que, na minha opinião, já andou batendo tambor e sugou muita coisa dessa cultura tão rica é a Lady Gaga. Será que esses looks são mera coincidência? Vou por na mesma ordem para ser mais fácil de comparar.


O primeiro look foi o que abriu meus olhos para uma possível semelhança com Yansã, o resto foi só confirmação. Olha só o laço feito de cabelo loiro e o laço amarelo de cabeça de Oxum. A semelhança com Oxalá é mais sutil. Gaga usa máscara de rosto e os detalhes de seu roupão remetem aos cristais que o orixá segura em sua mão e tem saindo de traz de seu ombro. O mesmo em seu último modelo que usa o branco total com adereço de cabeça.

O rosto sempre tapado, os enfeites gigantes de cabeça, os volumes inesperados. Eu saquei a sua Gaga, foi muito esperta.

6 comentários:

  1. Acho que não, ela se veste assim, pra ser diferente, ou simplesmente por ser o estilo dela. Seilá, não vou julgar um livro, pela capa ;)

    ResponderExcluir
  2. Queee viaageeeeeem, nada a ver com nenhum orixá!
    ASHASHASIJASAUSHAUSHAUSHUASH

    ResponderExcluir
  3. a roupa vermelha dela é IDENTICA a ultima roupa do candombé

    ResponderExcluir