segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ah, o verão...



Ai, calor!

O verão ainda não chegou mas já tá dando praia. E não tem nada melhor do que ir pegar uma corzinha e dar um mergulho. E de biquíni, né? Porque barriga branca não dá.

As brasileiras adoram essas duas (mini) pecinhas e agradecem muito quem as criou. Mas, quem foi mesmo?

De acordo com o livro "A roupa e a Moda", de James Laver, existem mosaicos romanos, datados do século IV, que mostram mulheres se exercitando com peças que lembram os atuais biquínis.

Mas essa é uma polêmica francesa. Jacques Heim apresentou primeiro a nova peça. Mas Louis Réard a popularizou. Tempos depois da apresentação de Heim, para ser mais exata 5 de julho de 1946, o modelo resurgiu em uma piscina pública em Paris no corpo da dançarina Micheline Bernardini. Réard confeccionou uma peça de 194 cm de tecido com estampa de jornal. Essa data bate com outro acontecimento importante (e bem menos alegre) que foi a explosão atômica experimental no atol de Bikini. Reárd percebeu que sua peça era tão revolucionária, capaz de criar mudanças de enormes proporções , que comparou os dois acontecimentos. E não errou.

Apesar de tanta repercussão, as simples mortais não incorporaram o biquíni tão facilmente ao guarda-roupa. A tarefa ficou nas mãos das deusas hollyodianas, no exterior, e das vedetes, no Brasil.

Quer saber mais? Veja uma galeria de fotos de musas hollyodianas com biquínis maravilhosos e saiba mais sobre a evolução dos modelos década a década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário